Sandra Bibi

Psicoterapia, Oficinas e Retiros

Terapia de Grupo

Terapia de Grupo – Auto conhecimento

O QUE É:

O Grupo de Terapia para Auto conhecimento, é um grupo de pessoas que se reune com a Psicoterapeuta – Sandra Bibi, com o intuito de encontrar soluções para ultrapassar dificuldades, melhorar comportamentos e obter motivação para o desenvolvimento pessoal.

O fator mais importante da Terapia de Grupo é o momento de partilha, em que cada exposição conta com a compreensão, acolhimento e aceitação do grupo. Sem julgamentos e num ambiente seguro, protegido e confidencial.

Esta partilha permite identificar e trazer à consciência as dificuldades pessoais, e incentiva o desenvolvimento e integração de cada pessoa, num grupo que acolhe e se revê. Num grupo que cria os seus laços próprios e a sua energia única e que ao longo do tempo desenvolve uma plataforma segura em que gradualmente é possível, a cada um, expor as suas dificuldades e limitações.

Cada sessão, funciona como laboratório, onde acontecem cenários relacionais muito aproximados da realidade, com os quais se pode aprender a identificar e melhorar reações e respostas, em ambiente contido e protegido.

A dinâmica própria do grupo, o apoio, o feedback e a empatia, dão possibilidade a cada um de criar gradualmente novas soluções, alterar e melhorar o seu comportamento.

COMO FUNCIONA

O primeiro contacto será estabelecido através de atendimento individual prévio, para análise da Psicoterapeuta.

Será analisada a adequação da pessoa ao grupo, apreciado o nível de motivação para a terapia, as características individuais dos outros participantes e o estado de desenvolvimento do grupo.

No grupo semanal as sessões podem ser bastante variadas. Há uma partilha inicial e depois de surgir o tema pela a interação criada entre os membros, o trabalho pode ser realizado através de meditações, relaxamento, movimento corporal, constelações, jogos, desenho, escrita, oráculo e muitas outras técnicas que se adequem ao momento terapêutico.

A expressão é livre e realizada individualmente ou em grupo e sempre com a orientação da psicoterapeuta.

No final será colocado no centro do grupo o resultado da experiência.

O grupo tem inicio com um minimo de 4 pessoas e terá o máximo de 8 pessoas.

Não podem fazer parte do mesmo grupo de Terapia de Grupo, pessoas com parentescos ou grau de amizade próximos (pais, irmãos, casais, amigos).

OBJETIVOS GERAIS

Os principais objetivos da Terapia de Grupo, são:

  • Melhorar as capacidades de ver e ultrapassar obstáculos individuais

  • Melhorar a capacidade de resolver problemas

  • Melhorar comportamentos nas relações

  • Melhorar a comunicação nas relações

  • Elevar a consciência pessoal

  • Desenvolver uma vida mais saudável a nível emocional, fisico, espiritual e mental

  • Aumentar a Auto-estima e Amor próprio

  • Despertar e potenciar o crescimento Pessoal e Emocional

  • Despertar e incentivar novos caminhos de pensamento e linguagem

 BENEFICIOS

A Terapia de Grupo, trabalha como um conjunto, um suporte e apoio, onde cada pessoa é um exemplo para o outro. Através de dar e receber, todos beneficiam com a experiência do outro.

Num ambiente seguro, onde cada um partilha e observa, todos beneficiam das reflexões criadas no grupo e dos feedbacks positivos gerados para incentivar a mudança e o crescimento.

Na Terapia de Grupo, é criada a oportunidade de refletir sobre as capacidades individuais de cada um e as suas capacidades na relação com o outro.

Cada pessoa recebe apoio e suporte imediato, quando coloca no grupo uma preocupação, problema ou questão. Através do feedback positivo e do incentivo, a pessoa é compreendida, reconhecida, vista e acompanhada na sua dificuldade.

O grupo traz novas perspetivas ás dificuldades apresentadas. A partilha de novas opções e visões de outras pessoas, abre portas para novas formas de ver a questão, novas respostas e consequente melhoramento na linguagem e comportamento, perante a dificuldade apresentada.

Aprender a comunicar em grupo, a escutar o outro e a dar feedbacks positivos, melhora as capacidades de comunicação e compreensão nas relações diárias.

A psicoterapeuta tem um papel ativo, a nível dos padrões de comunicação, da moderação de respostas e interatividade, e principalmente, de devolução de consciência ao que acontece no grupo a cada momento. No ambiente é criada a possibilidade de cada um assumir no grupo e na vida, um papel de pro atividade, de responsabilização dos seus atos, de reconhecimento de poder pessoal, de crescimento pessoal e emocional, e assim, ao longo do tempo introduzir novos comportamentos no seu dia a dia, apoiados numa auto estima saudável e um amor próprio renovado.

Porquê terapia de Grupo e não terapia Individual?

Na Terapia de grupo a interação entre os participantes do grupo, permitem por si só e na interação com os outros, criar cenários relacionais muito idênticos às suas relações do dia a dia. Assim, é através do feedback construtivo dos intervenientes e das dramatizações criadas, que se torna possível identificar os padrões do comportamento e as dificuldades e, a partir dai, construir novos comportamentos e respostas mais saudáveis, para levar para a vida “real”.

O trabalho realizado em grupo tem uma riqueza enorme pela sua diversidade e espelhamento. A dificuldade de um elemento quando é colocada em grupo, em alguma parte é comum a todos os elementos e esta identificação promove o sentimento de compreensão e não solidão.

A partilha incentiva a não desistência, ao aprender com o exemplo do outro, cada um cria laços de pertença e sentimentos de merecimento, aceitação e aprovação.

PARA QUEM

A Terapia de grupo é para uma grande diversidade de pessoas.

Desde pessoas com problemas emocionais, ligados à depressão, à ansiedade, que se encontram sem rumo ou objetivos, desiludidas, frustradas ou tristes.

Para quem gostaria de desenvolver as suas competências relacionais ou quebrar padrões que impedem as relações de ser saudáveis.

Para os que querem atingir resultados mais eficientes e desenvolver as suas capacidades de superar obstáculos e atingir o auto conhecimento e desenvolvimento.

FREQUÊNCIA

Em grupo, 2 horas, uma vez por semana. Segundas das 20h às 22h.

Individual, uma consulta mensal de 1 hora. (a marcar com psicoterapeuta)

INSCRIÇÕES

Através do email: sandrabibi.terapia@gmail.com

PSICOTERAPEUTA: Sandra Bibi

VALOR

MENSALIDADE: 108€ por pessoa (inclui sessões de grupo 1 vez por semana = a 4 sessões por mês)

Consulta Individual – 54€