Sandra Bibi

Psicoterapia, Oficinas e Retiros

Retiros Marrocos

O QUE SÃO:

Os Retiros são formados por um grupo de pessoas que se reúnem para viajar juntas em Marrocos e ao mesmo tempo, fazer um caminho de conhecimento e desenvolvimento pessoal.

Durante a viagem, o grupo conhece o país, os seus costumes, visita lugares emblemáticos, experimenta a gastronomia e escuta a sua música.

Entrar neste país é de uma riqueza inestimável e o Deserto do Sahara, pela sua energia própria, proporciona um trabalho interno muito profundo e transformador.

A psicoterapeuta Sandra Bibi, organiza toda a viagem cuidadosamente, acompanha sempre o grupo e orienta as dinâmicas de retiro, seguindo um tema especialmente escolhido para o ano que decorre.

Há também retiros a pedido, para grupos fechados e com um tema personalizado e direcionado especificamente para o grupo, empresa ou instituição.

 

COMO FUNCIONAM

Os retiros têm a duração de 8/9 dias e são realizados em viagem em Marrocos.

O transporte é realizado em 4×4 ou carrinha, dependendo do numero de viajantes.

O objetivo principal é chegar ao Deserto do Sahara onde acontece o aprofundamento do trabalho de desenvolvimento, mediante o tema proposto. Ao mesmo tempo são realizadas visitas turísticas para conhecer o país.

Cada retiro tem um tema especifico que é escolhido e preparado pela Sandra Bibi e é apresentado durante a divulgação do retiro e no Breefing anterior à viagem.

Alguns temas já realizados: Poder Pessoal e a Verdade Interna, Morrer no Feminino, Eus – partes do Eu…

Ao longo do percurso, existe um período de adaptação necessária ao meio ambiente envolvente e à ligação entre as pessoas do grupo e, ao mesmo tempo, de forma crescente, vão sendo iniciadas as dinâmicas de retiro.

Há um primeiro contacto com a cidade em Marrakech e com a sua parte histórica e cultural. Depois inicia-se lentamente o caminho até chegar ao Deserto.

Aqui é o ponto alto das dinâmicas de retiro. O Deserto do Sahara tem uma potência energética muito própria e um movimento muito especial que abrem caminho para um profundo trabalho interno e potencialização da transformação pessoal.

São passadas 3 noites e dois dias completos de trabalho dentro do deserto. Depois a saída também é feita gradualmente, para dar tempo a que todo o processo realizado, tome o seu lugar interno.

 

DINÂMICAS

Há dinâmicas que são comuns a todos os retiros, independentemente do tema proposto. Apesar das dinâmicas terem a mesma base, os resultados são sempre distintos porque as variáveis são muitas: as pessoas, o tema, a direção que a terapeuta dá, o clima, o lugar…

Há uma linha condutora que dá estrutura ao tema e que se rege por 4 fases: A Clarificação, a Transformação, a Integração e a Celebração.

Cada retiro tem dinâmicas especificas adaptadas ao tema, além de algumas que são transversais a todos os retiros.

 

– PARTILHAS

Os momentos de Partilha em grupo tornaram-se uma das experiências mais enriquecedoras deste conceito de retiro. É através da relação que evoluímos e nos reconhecemos, por isso, com e através do outro, é possível ter maior percepção de nós e da nossa transformação.

Este é um momento sem tempo em que nos dedicamos a nós e contamos com o outro. Em que crescemos através da nossa história e da história do outro. Em que num ambiente seguro e de confiança nos expressamos e alcançamos maior consciência.

– CAMINHADA SENSORIAL

Uma das primeiras dinâmicas que nos permite entrar em contacto com o novo lugar e o seu ambiente envolvente, através dos sentidos. Ao mesmo tempo invoca o sentido de confiança no grupo e acima de tudo é uma experiência divertida.

– ORÁCULOS

Nos retiros a utilização dos oráculos tem o propósito principal, de abrir portas ao mundo inconsciente, trazendo nas suas mensagens informação para ser olhada e trabalhada, individualmente e no grupo.

 

Durante a Clarificação:

– JEJUM E SILÊNCIO – 24 horas de Jejum, em simultâneo com silêncio.

SILÊNCIO Esta prática sugere um maior contacto intimo, maior foco e clareza a nível mental, espiritual e energética.

Durante o dia desta prática, a terapeuta está sempre ao vosso dispor, da mesma forma que nos outros dias. Nunca ficarão sem apoio, embora ele possa ser dado, pedido e recebido sem palavras expressas através da comunicação verbal.

JEJUM O Jejum é uma experiência praticada em muitas filosofias e religiões pelos mais diversos motivos. Neste retiro a proposta chega em jeito de maior contacto com o divino e controle mental da necessidade do alimento físico.

Com o jejum possibilitamos ao corpo um estado de limpeza e expulsão do antigo e ao mesmo tempo, oferecemos um espaço vazio para o verdadeiro acolhimento de tudo o que chega durante e após a transformação.

Para quem nunca fez jejum, parece mais difícil do que realmente é. É mais uma questão de mente do que do corpo. O nosso corpo aguenta sem o alimento e até agradece (quando não há qualquer doença física que o impeça ou dificulte).

Caso, por motivos de saúde, alguém não se sentir capaz de fazer o Jejum ou tenha já alguma referência de impossibilidade de o fazer, basta avisar a terapeuta e para essas pessoas, serão providenciadas outras opções. Durante o dia de Jejum, teremos água à disposição.

 

Durante a Transformação e Celebração:

– RITUAIS DE FOGO

Estes rituais incluem, queimas e dormir com o fogo ao céu aberto que brinda com a sua abundancia divina.

– DANÇA TRIBAL

Dança realizada no Deserto ao som dos músicos locais.

 

Durante a Integração:

– RITUAL DE CONSAGRAÇÃO

Este ritual é realizado por uma mulher Berber. Ritual com fogo, ervas e incenso que marca o final das dinâmicas e torna sagrado todo o processo realizado. Também simboliza toda a dedicação de cada um à sua própria transformação e crescimento.

Outras dinâmicas são adequadas ao tema do retiro. O movimento do grupo e o que ele pede a cada momento é ajustado e equilibrado pela terapeuta que pode incluir ou retirar as dinâmicas propostas inicialmente.

 

OBJETIVOS GERAIS

Os principais objetivos para os Retiros em Marrocos são:

– Despertar da consciência de processos pessoais, padrões e mentira pessoal.

– Encontrar novas visões e Soluções para problemas persistentes, saindo da zona de conforto.

– Criar um marco de transformação de vida.

– Refrescar ideologias e criar novos padrões de pensamento.

– Impulsionar para mudanças necessárias no dia a dia.

 

BENEFICIOS

Os retiros funcionam como um “boost” – como um impulso que transforma a vida.

O contacto e a partilha com o grupo, pode ser intensamente enriquecedor. Deixarmo-nos tocar pela experiência do outro e levá-la para a nossa própria experiência pode ser muito revelador e transformador. As tomada de consciência proporcionadas pelo próprio grupo, impulsionam todo o trabalho realizado durante as dinâmicas.

Cada pessoa aprofunda o seu próprio processo com a vantagem de estar acompanhada, seja qual for a sua dificuldade.

O tempo passado no deserto estende-se numa linha temporal esquecida que deixa espaço para que as tomadas de consciência aterrem no corpo e se encontrem respostas para a resolução de problemas do dia a dia.

Todos levam do retiro, ferramentas para continuar a usar na sua vida, para que se prolongue o estado de consciência e de transformação.

As novas visões encontradas, levam a novas possibilidades de escolha e de decisão em áreas distintas da vida.

Para quem faz Terapia de Grupo ou individual, o retiro é uma forma de dar um salto em todo o processo já em desenvolvimento.

Para quem ainda não faz qualquer tipo de acompanhamento terapêutico, pode ser uma boa forma de começar.

Depois do retiro, um fator importante a considerar é começar ou continuar o acompanhamento terapêutico para ir colocando no lugar as tomadas de consciência que vão surgindo durante o período pós retiro e para dar consistência contínua ao que aconteceu durante a viagem.

 

PARA QUEM

Os retiros estão projetados para uma grande diversidade de pessoas.

São para qualquer pessoa com gosto por viajar, descobrir culturas diferentes e empenho no seu conhecimento e desenvolvimento pessoal.

Para quem sente uma necessidade quase urgente de viragem na sua vida, transformar algumas partes ou começar de novo.

Para todos os que sentem que em grupo, podem desenvolver ainda mais as suas capacidades de relação,

Para quem tem acompanhamento terapêutico e gostava de ter uma experiência mais intensa.

Para organizações que desejem proporcionar às suas equipas, um trabalho mais consistente, com valores mais enraizados e maior consciência de serviço.

 

FREQUÊNCIA

Estão projetados dois retiros por ano, um em Maio e outro em Outubro. O tema a desenvolver é normalmente anual.

Tempo de viagem 8/9 dias.

 

INSCRIÇÕES

Através do email: sandrabibi.terapia@gmail.com

PSICOTERAPEUTA: Sandra Bibi

INFO DE DATAS EM AGENDA