Sandra Bibi

Psicoterapia, Oficinas e Retiros

O QUE SÃO:

Os Retiros em Portugal, são formados por um grupo de pessoas que se reúnem com o propósito de fazer um caminho de auto conhecimento e desenvolvimento pessoal.

A psicoterapeuta Sandra Bibi, organiza e orienta as dinâmicas de retiro, seguindo um tema especialmente escolhido para a data que decorre.

As dinâmicas a realizar serão adaptadas ao tema proposto e aos objetivos apresentados pelos participantes.

No final do retiro, cada participante leva consigo ferramentas que pode utilizar no dia a dia para dar continuidade ao trabalho realizado em retiro.

OBJETIVOS GERAIS

Os principais objetivos para os Retiros em Portugal são:

  • Despertar da consciência de processos pessoais e padrões repetitivos.
  • Despertar para pensar melhor.
  • Fazer uma pausa e refrescar a vida.
  • Impulsionar para mudanças necessárias no dia a dia.
  • Despertar e potenciar o crescimento Pessoal e Emocional.
  • Despertar e incentivar novos caminhos de pensamento e linguagem

BENEFICIOS

Os retiros marcam momentos de pausa na vida cheia do dia a dia e dão a possibilidade de refrescar e trazer novas motivações.

Esta pausa na rotina permite um novo posicionamento em relação aos problemas e dificuldades vividas no momento. Esse posicionamento diferente, traz novas perspetivas e novas possibilidades de resolução.

O trabalho realizado em grupo é de grande importância e muito enriquecedor.

A partilha de experiências é extremamente reveladora e transformadora. É a partir da consciência proporcionada pelo próprio grupo, que se realiza o aprofundamento individual.

As novas visões encontradas, criam novas possibilidades de escolha e consequentemente, resultados diferentes.

Para quem faz Terapia de Grupo ou individual, o retiro é uma forma de dar um avanço em todo o processo já em desenvolvimento.

Para quem ainda não faz qualquer tipo de acompanhamento terapêutico, pode ser uma boa forma de começar.

Depois do retiro, um fator importante a considerar é começar/continuar o acompanhamento terapêutico para “arrumar a casa” durante o período pós retiro e para dar consistência contínua ao que aconteceu durante a viagem.

 

COMO FUNCIONAM

Os retiros têm a duração de 42 horas. De sexta às 19h a domingo às 13h.

O local pode variar e o principal conceito é que os participantes possam, o mais possível, desligar-se do mundo por esse período.

A proposta inicial é deixar à entrada, o maior numero de interferências do dia a dia. Telefones, computadores, trabalho, relações tóxicas, ficar tudo à porta, para que cada um possa entrar inteiro e despido dos pesos e distrações.

A permanência no mesmo local (quinta, monte, pousada) é fundamental para manter o trabalho coeso e em harmonia. A alimentação e dormida são realizadas no mesmo local das dinâmicas, desde a entrada na sexta feira até ao terminus no domingo. Depois do fecho do retiro há um almoço para comemorar.

Durante o retiro não são permitidas bebidas alcoólicas e as refeições não incluem carne. A finalidade principal é limpar corpo e mente de toxinas desnecessárias e que impedem a clareza.

O programa do retiro é disponibilizado antes da chegada e a base comum a todos os eventos é a realização de várias dinâmicas, tempos de relaxe, alimentação saudável e recolhimento num local seguro e tranquilo, em ligação com a natureza.

 

DINÂMICAS

Há dinâmicas que são transversais a todos os retiros, independentemente do tema proposto. Apesar das dinâmicas terem a mesma base, os resultados são sempre distintos porque as variáveis são muitas: as pessoas, o tema, a direção que a terapeuta dá, o clima, o lugar…

Cada retiro tem dinâmicas especificas adaptadas ao tema.

 

– PARTILHAS

Os momentos de Partilha em grupo tornaram-se uma das experiências mais enriquecedoras deste conceito de retiro. É através da relação que evoluímos e nos reconhecemos, por isso, com e através do outro, é possível ter maior percepção de nós e da nossa transformação.

Este é um momento sem tempo em que nos dedicamos a nós e contamos com o outro. Em que crescemos através da nossa história e da história do outro. Em que num ambiente seguro e de confiança nos expressamos e alcançamos maior consciência.

– MEDITAÇÃO

Durante o retiro as meditações são utilizadas em diversos momentos como forma de acalmar a mente e o corpo.

As meditações podem tomar várias formas. Pode ser realizadas sentado, de pé, em movimento, com trabalho manual, desenho ou entoação de mantras.

– ORÁCULOS

Nos retiros a utilização dos oráculos tem o propósito principal, de abrir portas ao mundo inconsciente, trazendo nas suas mensagens informação para ser olhada e trabalhada, individualmente e no grupo.

EXPRESSÃO CORPORAL, ARTISTICA E MOVIMENTO

São realizadas várias propostas de atividades relacionadas com o tema de cada retiro. De entre essas atividades pode estar a dança, o desenho, a pintura, contacto com a natureza, respirações, movimento corporal…

 

PARA QUEM

Os retiros estão projetados para uma grande diversidade de pessoas.

São para qualquer pessoa com empenho no seu conhecimento e desenvolvimento pessoal.

Para quem sente uma necessidade de refrescar a sua vida, de trazer novas perspetivas e criar novas possibilidades de escolha em situações que parecem “sem remédio”.

Para quem tem acompanhamento terapêutico e gostava de ter uma experiência mais intensa e renovadora.

Para organizações que desejem proporcionar às suas equipas, um trabalho mais consistente, com valores mais enraizados e maior consciência de serviço.

 

FREQUÊNCIA

Estão projetados vários retiros por ano. Cada um com um tema especifico escolhido e programado pela psicoterapeuta Sandra Bibi. Pode haver retiros excecionais com grupos fechados e temas a pedido.

Duração de 42 horas, de sexta às 19h a domingo às 13h. No final há um almoço de conclusão e comemoração.

INSCRIÇÕES

Através do email: sandrabibi.terapia@gmail.com

INFO DE DATAS EM AGENDA